Governo Lula anuncia reajuste de 15,04% no Bolsa Família; benefício mínimo sobe para R$ 691


O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (17) um reajuste de 15,04% nos valores do Bolsa Família. Com a atualização, o benefício mínimo pago às famílias passará de R$ 600 para R$ 691.
A mudança será aplicada a partir da folha de pagamentos de outubro de 2026. O valor médio do benefício também deverá aumentar, passando de aproximadamente R$ 675 para R$ 777.
Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, o reajuste corresponde à reposição da inflação acumulada pelo INPC desde o início do atual programa até agosto de 2026. O governo informou que a medida terá impacto estimado de R$ 5,8 bilhões em 2026 e de aproximadamente R$ 22 bilhões em 2027.
Além do valor mínimo, os componentes do benefício também serão atualizados. O valor básico por integrante da família, por exemplo, passará de R$ 142 para R$ 164. Benefícios adicionais também terão reajustes proporcionais.
O anúncio foi realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes do governo.
O Bolsa Família atende famílias inscritas no Cadastro Único que cumprem os critérios de renda e as demais regras do programa, incluindo condicionalidades relacionadas à saúde e à educação.
Portal Santana News - A notícia de verdade, mais perto de você!





Comentários